Ir para a Home
Domingo, 27 de Julho de 2025

Seminário "Campos Verdes 2050" Impulsiona Desenvolvimento Sustentável na Mineração de Esmeraldas



Seminário

 

 

 Entre os dias 27 e 29 de setembro, a cidade de Campos Verdes sediou o evento "Seminário e Oficinas Campos Verdes 2050", um marco no planejamento de longo prazo para o Arranjo Produtivo Local (APL) Mineral na região. O evento reuniu mineradores, garimpeiros e comerciantes de esmeraldas, visando a construção de um futuro sustentável para o setor.

 

O APL de esmeraldas de Campos Verdes tem uma história rica e está intrinsecamente ligado à mineração e à descoberta de esmeraldas na Província Mineral do Norte Goiano. Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico local, o projeto "Campos Verdes 2050" foi lançado para enfrentar os desafios do setor.

 

De acordo com Giorgio de Tomi, professor titular da Escola Politécnica da USP e diretor do NAP.Mineração/USP, "o maior desafio é o crescimento sustentável do setor, que requer esforços integrados de todos os envolvidos na produção e comercialização, além de uma gestão socioambiental responsável".

 

O projeto, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem duração de 18 meses e busca estruturar o APL de esmeraldas de Campos Verdes até 2050. Clarice Kobayashi, pesquisadora e Diretora Presidente do INSPRO, explicou que "a abordagem inclui o processo prospectivo e um programa de extensionismo mineral para subsidiar a estruturação e a consolidação do APL".

 

O objetivo central é viabilizar o APL de Campos Verdes por meio de sensibilização, conscientização e mobilização, envolvendo oficinas práticas e trabalhos em grupo. O projeto visa apoiar metodologias inovadoras de gestão, formação e capacitação de pessoas, além de promover a valorização do trabalho e a melhoria da segurança ocupacional.

 

O prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves, ressaltou a importância da participação da sociedade civil, do poder público e dos cidadãos locais na governança do projeto, assegurando que os objetivos sejam alcançados de forma eficaz e transparente.

 

O projeto é executado pelo Núcleo de Pesquisa para Pequena Mineração da Universidade de São Paulo (NAP.Mineração/USP) e pelo Instituto Prospectiva (INSPRO), com o apoio do Estado de Goiás e da Prefeitura de Campos Verdes, contando também com o engajamento e colaboração de pesquisadores locais.

 

O "Campos Verdes 2050" representa um passo importante na construção de um futuro sustentável para a mineração de esmeraldas na região, impulsionando o desenvolvimento econômico local e fortalecendo a cultura da comunidade.




NOTÍCIAS RELACIONADAS

EVENTO 2ª CAMINHADA ECOLÓGICA DESTACA UNIÃO ENTRE MEIO AMBIENTE, ESPORTE E SAÚDE, EM CAMPOS VERDES EVENTO - A 2ª edição da Caminhada Ecológica foi mais uma vez um sucesso de público e organização. Com um percurso total de 10 quilômetros, cerca de 150 participantes de todas as idades saíram do distrito de Tuxelândia em direção a Campos Verdes
EVENTO EDIÇÃO HISTÓRICA DAS CAVALHADAS DE CRIXAS COLOCA EVENTO ENTRE OS MAIORES DE GOIÁS Chegou ao fim neste domingo (29) a edição de 2025 das tradicionais Cavalhadas de Crixás, que aconteceram entre os dias 25 e 29 de junho, consagrando-se como uma das melhores já realizadas
EVENTO Tradição, música e espírito sertanejo marcam a 4ª Cavalgada dos Kiriras em Crixás EVENTO - O sertão goiano viveu um sábado especial no dia 1º de junho, quando a zona rural de Crixás se transformou em palco para a 4ª edição da Cavalgada dos Kiriras.
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás